A Ordem dos Médicos Veterinários, com o apoio da Ordem dos Médicos, realiza, no dia 22 de Maio de 2026, no Centro de Congressos de Lisboa, o I Simpósio One Health Ordem dos Médicos Veterinários & Ordem dos Médicos, uma iniciativa dirigida a profissionais inscritos nas Ordens da Saúde.
Subordinado ao tema One Health, o simpósio pretende promover uma abordagem integrada entre saúde animal, saúde humana e ambiente, juntando profissionais de diferentes áreas para refletir sobre os desafios globais que exigem respostas multidisciplinares.
A Ordem dos Biólogos associa-se à divulgação desta iniciativa junto dos seus membros, reconhecendo a relevância do conceito One Health para a atividade dos biólogos, em particular nas áreas da saúde, ambiente, biodiversidade, investigação, vigilância epidemiológica, segurança alimentar e sustentabilidade.
Num contexto em que os problemas de saúde pública, alterações climáticas, perda de biodiversidade, zoonoses e resistência antimicrobiana exigem respostas articuladas, a participação de diferentes profissionais torna-se essencial para reforçar a cooperação científica, técnica e institucional.
As inscrições para o I Simpósio One Health encontram-se abertas. De acordo com a página oficial do evento, a participação tem um custo de 30 euros e é exclusiva para profissionais inscritos nas Ordens da Saúde.
Mais informações e inscrições disponíveis aqui: