Pular para o conteúdo

Melhores alunos das Olimpíadas Portuguesas de Biologia visitam Oceanário, Jardim Zoológico e Estufa Fria

15 alunos estudantes do 9.º e 10.º anos, contactaram com instituições de referência nas áreas da biodiversidade, conservação, investigação, educação ambiental e conhecimento científico.
20 de junho de 2026 por
Melhores alunos das Olimpíadas Portuguesas de Biologia visitam Oceanário, Jardim Zoológico e Estufa Fria
Webmaster
| Nenhum comentário ainda
Os melhores alunos da OPB Júnior e da OPB Sénior – 10.º ano participaram, nos dias 18 e 19 de Junho, num programa de visitas atribuído como prémio pelo Oceanário de Lisboa, Jardim Zoológico de Lisboa, Estufa Fria e Ordem dos Biólogos.

A iniciativa, que contou com a participação de 15 alunos, procurou valorizar o mérito demonstrado nas Olimpíadas Portuguesas de Biologia e proporcionar aos estudantes o contacto direto com instituições de referência nas áreas da biodiversidade, conservação, investigação, educação ambiental e conhecimento científico.

O primeiro dia foi dedicado ao Oceanário de Lisboa, onde os alunos realizaram uma visita guiada aos bastidores e ao espaço expositivo. Ao longo da visita, conheceram espécies emblemáticas de vários ecossistemas marinhos e exploraram temas ligados à biodiversidade, desde o plâncton até às baleias-azuis.

Nos bastidores, tiveram ainda contacto com algumas linhas de investigação desenvolvidas no Oceanário, observaram técnicas de alimentação das espécies do tanque central e aprenderam mais sobre os sistemas de controlo e regulação da qualidade da água. Após a visita, o grupo dirigiu-se à Pousada de Juventude, onde pernoitou.

No dia 19 de Junho, os alunos participaram numa visita guiada ao Jardim Zoológico de Lisboa. A manhã começou com uma apresentação sobre a história e a missão dos jardins zoológicos, com destaque para o papel do Zoo de Lisboa nas áreas de bem-estar animal, investigação, conservação e educação.

Durante o percurso guiado, os estudantes observaram várias espécies, conheceram melhor o contributo do Jardim Zoológico para a sua preservação e refletiram sobre as causas que, em alguns casos, levaram à extinção de espécies na Natureza. A participação dos alunos foi muito ativa, com perguntas pertinentes e demonstração clara de interesse pelos temas abordados.

Depois do almoço, o grupo visitou a Estufa Fria, espaço que a maioria dos alunos ainda não conhecia. A diversidade de espécies, a riqueza da coleção e os diferentes ambientes recriados, nomeadamente a Estufa Fria, Estufa Quente e Estufa Doce, despertaram particular curiosidade.
Organizados em pequenos grupos, os estudantes exploraram a origem geográfica das plantas, as suas características específicas e a história de algumas espécies. A visita permitiu também reforçar o contacto com a botânica, área em que muitos reconheceram ter ainda poucos conhecimentos, mas pela qual demonstraram grande interesse.

Jardim Zoológico de Lisboa

Oceanário

Estufa Fria

No final do programa, os alunos regressaram a casa, agradecidos pela experiência. Muitos manifestaram vontade de voltar a participar nas Olimpíadas Portuguesas de Biologia e de alcançar novamente resultados de destaque.


Alunos participantes

Do 9.º ano, participaram Mariana Pinto, do Colégio Quinta do Lago, em Cascais; Artur Vandaele, da Escola Secundária da Lousã; Henrique Sá e Gonçalo Fragoso, da Escola Secundária de Vale de Paços; Edgar Furtado, do Colégio Militar; Afonso Santos, da Escola Básica João Afonso de Aveiro; e Mariana Carneiro e Afonso Pires, do Instituto de Ciências Educativas, Odivelas.

Do 10.º ano, participaram André Chen e Bruna Gaspar, do Instituto de Ciências Educativas, Odivelas; Afonso Fernandes, da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado; Tomás Fonseca, da Escola Secundária de Pombal; Maria Macedo, da Escola Secundária Fernão de Magalhães; Luís Gomes, da Escola Básica e Secundária À Beira Douro; e Maria Encarnação, da Escola Secundária do Fundão.
Iniciar sessão para deixar um comentário