Biologia Humana e Saúde

 

______________________________________________________________________________

AVISO – Regime Normal

**************************************************************************************************

AVISO – Regime Excecional

O Conselho Diretivo da Ordem dos Biólogos faz saber que decorrerá um período excecional de candidaturas para atribuição dos Títulos de Especialista em Análises Clínicas, em Genética Humana e em Embriologia / Reprodução Humana, dirigido exclusivamente a profissionais com, pelo menos, 10 anos de exercício de funções devidamente qualificadas, na área de especialização a que se candidatam.

Plataforma de candidatura

(VER EDITAL)

Para mais informações consultar FAQ Reg. Exc. de Atribuição dos Títulos de Especialista

AVISO:

Após submissão da candidatura, deverá efectuar o 1º pagamennto no valor de 100€ do valor total dos emolumentos e enviar o respectivo comprovativo para o e-mail referido no Edital. Os restantes 150€ serão solicitados aquando do envio do resultado para o e-mail do candidato.

**************************************************************************************************
Apresentação

A formação em Biologia é reconhecida como fundamental para a compreensão, o desenvolvimento e a aplicação do conhecimento científico na área da Saúde Humana como o comprovam os inúmeros acontecimentos científicos importantes em que o biólogo tem sido elemento-chave. A Biologia é ainda considerada, e cada vez mais, como uma ciência integradora e estruturante das novas tecnologias com múltiplas aplicações além das tradicionais.

O Colégio de Biologia Humana e Saúde (CBHS) é um órgão da Ordem dos Biólogos que congrega os biólogos que desenvolvem atividade na área da saúde, especificamente nas áreas da Genética Humana, Análises Clínicas ou Embriologia/Reprodução Humana.

O CBHS tem as seguintes competências estatutárias:

  1. Elaborar e propor à assembleia geral o regulamento relativo a cada título de especialidade;
  2. Desenvolver as ações tendentes ao estudo e à divulgação científica e técnico-profissional de todos os assuntos respeitantes às especialidades, à defesa da dignidade e competência profissional;
  3. Propor ao conselho diretivo a composição dos júris nacionais dos exames ou avaliações curriculares da respetiva especialidade;
  4. Emitir pareceres, na respetiva área de especialidade, a solicitação do conselho diretivo;
  5. Promover e manter a ligação entre a Ordem e a comunidade científica e outras entidades relevantes na área da respetiva especialidade;
  6. Propor, por iniciativa própria ou sob proposta de membros do colégio, a criação de novos títulos de especialidade.

Compete, ainda, ao CBHS desencadear todas as ações tendentes à divulgação científica, técnica e profissional de todos os assuntos respeitantes às especialidades em Análises Clínicas, em Genética Humana e em Embriologia / Reprodução Humana, à defesa dos níveis adequados de dignidade e de competência profissional, bem como os referentes à respetiva qualificação e formação.

Direção

A Direção do CBHS é eleita por sufrágio universal, direto, secreto e periódico pelos membros do Colégio de Especialidade, sendo o respetivo mandato de quatro anos.

É constituído por um Presidente e por três Secretários, devendo estes representar as áreas de especialidade abrangidas pelo colégio.

No atual mandato, a Direção do CBHS  é constituída pelos seguintes especialistas:

 

Contactos

Dúvidas e pedidos de esclarecimento: