Mensagem da Bastonária

Caros biólogos,
Caros colegas,

Quatro meses decorridos da tomada de posse e num momento em que nos preparamos (pelo menos a maioria de nós) para uns dias de férias, gostava de vos deixar aqui uma curta nota, desejando BOAS FÉRIAS e um merecido descanso, mas também dar-vos conta de algum do trabalho que temos vindo a realizar, em jeito de balanço.

Uma parte significativa tem ocorrido na retaguarda, ao nível da organização e definição de alguns procedimentos tendentes a melhor responder às exigências e responsabilidades de uma associação pública.

A 8 de junho teve lugar a primeira reunião do Conselho Nacional, no Porto, a que se seguiram duas conferencias, a primeira evocativa do Dia Mundial dos Oceanos, proferida pelo nosso colega Emanuel Gonçalves e uma segunda proferida por José Sobrinho Simões, sobre o papel dos biólogos na saúde. O dia terminou com uma homenagem a José Sobrinho Simões e a entrega do Título de Membro Honorário da Ordem dos Biólogos pelo relevante papel que tem tido na promoção e valorização dos biólogos que trabalham em saúde.

Do ciclo de webinars, teve lugar a 23 de junho “Avaliação de Impacte Ambiental em Portugal: conversa de Biólogos”, promovido pelo Colégio do Ambiente e que teve grande adesão dos biólogos.

As Olimpíadas Internacionais de Biologia decorreram entre 19 e 23 julho com organização portuguesa e sob os auspícios da Ordem dos Biólogos.
E o alto patrocínio do Presidente da República!

Embora num formato online – por imposição da pandemia que vivemos – envolveu mais de 300 jovens, muitos professores, voluntários, técnicos, especialistas de todo o mundo, sob a coordenação do nosso ex-bastonário José Matos. Obrigado José Matos e a toda a equipa envolvida nesta enorme façanha.

Neste momento preparamos a participação dos estudantes portugueses nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Biologia, as OIAB, que terão lugar entre 7 e 9 de setembro, agora já com coordenação do Pedro Oliveira, o professor destacado para o ano letivo 2021-2022 para trabalhar e coordenar as Olimpíadas da Biologia.

Está em preparação um novo desafio para o ano letivo de 2021-22 – as Olimpíadas das Reserva da Biosfera, integradas no projeto “Reservas da Biosfera: territórios sustentáveis, comunidades resilientes”, que visa promover as 12 Reservas da Biosfera nacionais, financiado pelo EEA Grants Portugal e EEA and Norway Grants. Em breve daremos notícias.

O Centro de Formação de Professores da Ordem dos Biólogos encerrou mais um ano letivo, atingindo os objetivos que se propôs e superando os desafios que se foram colocando por causa da pandemia. Uma palavra especial de agradecimento para o Raul Santos, que irá deixar a direção do CFOBIO a partir de 1 de setembro, pelo empenho e dedicação que imprimiu a essa função ao longo dos anos em que esteve à frente do Centro.

Em setembro a Margarida Roque, professora destacada na Ordem dos Biólogos, assumirá as funções de diretora do Centro de Formação.

Por outro lado, está ser ultimada uma oferta de formação especializada, procurando dar resposta aos requisitos dos títulos de especialista em especial na área da Biologia Humana e Saúde, e na área de Ambiente. Também aqui, esperamos ter boas notícias em breve.

Boas férias a todos, saudações biológicas,

Maria Jesus Fernandes