Mensagem da Bastonária

Caras e Caros colegas,

Caros membros da Ordem dos Biólogos,

Esta é a primeira vez que me dirijo a vós na qualidade de Bastonária.

Primeiro que tudo um bem-haja a todos os que fazem parte desta grande casa que é nossa – a Ordem dos Biólogos! O nosso objetivo é que ela seja cada vez mais a nossa casa, que seja cada vez maior e mais inclusiva, que consiga representar e abarcar todos os que já são membros, mas também atrair todos aqueles que têm habilitações académicas e exercem funções profissionais nas áreas da biologia e das ciências da vida, e que por razões várias, ainda não se juntaram a nós.

Para isso precisamos todos de trabalhar (em conjunto) na valorização e no reconhecimento do BIÓLOGO e da Ordem dos Biólogos, junto das instituições, mas fundamentalmente na sociedade.

Nunca em Portugal os Biólogos e a Biologia foram tão falados na comunicação social, no entanto, raramente são identificados como Biólogos. Temos de ser capazes de transformar isso. Depende em primeiro lugar de cada um de nós conseguir essa maior visibilidade para os biólogos e o crescimento da Ordem que tanto ambicionamos.

Temos de nos afirmar orgulhosamente como BIÓLOGOS! Se conseguirmos fazê-lo, se cada um o fizer, conseguiremos criar uma onda que dará contributos maiores para valorizar a profissão, nas suas diversas áreas e setores, sem deixarmos em momento algum de cumprir o papel societal que nos é devido, e nos comprometemos em juramento de honra!

Umas palavras muito especiais a todos os eleitos e a todos os que democraticamente participaram no ato eleitoral que terminou a 15 de março! Obrigada a todos. A vossa generosidade engrandece a nossa Ordem.

E porque as instituições são, acima de tudo, as pessoas que as constituem, um agradecimento particular aos membros que cessaram funções recentemente, em especial ao Bastonário José Matos – a Ordem vive da entrega e da abnegação de cada um dos seus dirigentes. O José Matos deu muito de si a esta casa e devemos-lhe muito por isso!

Por fim, umas palavras para a equipa que me acompanha nesta viagem que agora se inicia, conseguimos reunir um grupo fantástico de BIÓLOGOS de várias áreas e geografias, que é bem representativo da multiplicidade da nossa profissão, aceitámos em conjunto este desafio, fomos cumulativamente acrescentando etapas e compromissos, conto com cada um de vós para levarmos a bom porto este navio, atingindo os objetivos que nos propusemos.

Temos Órgãos Sociais renovados, Colégios de Ambiente e de Biologia Humana e Saúde empossados e a trabalhar, temos todas as condições para ter sucesso!

Sucintamente, identificámos grandes linhas de trabalho e nelas nos iremos concentrar: (i) Contribuir para o direito ao exercício digno e ético da profissão de Biólogo, (ii) Promover a capacitação, a valorização e a dignificação socioprofissional dos Biólogos, (iii) Contribuir para a divulgação da Biologia e Literacia Biológica como garante da sustentabilidade e de uma sociedade mais justa e inclusiva, (iv) Valorizar o papel dos docentes do ensino básico e secundário na educação para a cidadania científica, (v) Incrementar e melhorar a comunicação, interna e externa, e (vi) Continuar a forte aposta nas oportunidades de formação para os seus membros nas diferentes áreas.

Conto com todos vós!