Exame Nacional de Biologia e Geologia 1ª fase 2020

Sobre o exame nacional de Biologia e Geologia realizado no dia 17 de Julho de 2020, a Ordem dos Biólogos tece os seguintes comentários:

Tendo em conta a Informação complementar divulgada pelo IAVE, o exame nacional está em sintonia com as indicações preconizadas. Consideramos que todos os itens da componente da BIOLOGIA estão bem construídos, e há um equilíbrio entre as competências e conhecimentos desenvolvidos e consolidados ao longo do percurso escolar e a informação facultada pelos suportes associados aos itens.
Apesar de haver mais itens opcionais de construção na componente BIOLOGIA (3 para 1), consideramos que, globalmente, apelam a um pensamento crítico baixo/médio e não possuem dificuldades de interpretação.
A seleção, por parte do IAVE, dos itens obrigatórios tendo em conta critérios próprios, foi satisfatória e equilibrada concetualmente.
Consideramos que a nova estrutura e funcionalidade da prova, atendendo à atual situação de emergência de saúde pública e ao Decreto-Lei nº 14-G/2020, de 13 de abril, visou dar aos alunos as melhores condições de desempenho e de equidade na realização.
Os suportes (texto e gráficos) são interessantes, com tema atual, de compreensão clara e simples. A divulgação, de forma explícita, de um dos projetos de investigação nacional foi muito relevante.