Caro colega,
Como tem sido profundamente divulgado através das notícias veiculadas pelo governo e, em particular, pelas autoridades nacionais de saúde, vivemos presentemente uma situação de pandemia, que nos obriga a medidas de contenção e de responsabilidade absolutamente excepcionais. Mas é também nos momentos mais difíceis que temos que manter a serenidade e majorar o que de melhor tem o ser humano: A solidariedade, a generosidade e a disponibilidade para darmos o nosso tempo e as nossas capacidades para o bem comum.
A Ordem dos Biólogos tem desenvolvido esforços para veicular informação útil, rigorosa, acessível, para reduzir o alarmismo e para informar as pessoas, na sua maioria não especialistas em ciências biológicas e em saúde, sobre questões relacionadas com o vírus SARS-CoV-2 e com a doença COVID-19. Através dos nossos meios informáticos incluindo as redes sociais e em colaboração com outras instituições, como a Agência Ciência Viva, temos desenvolvido esforços para responder às dúvidas dos cidadãos e, mais importante, reencaminhado o leitor para os sítios da internet das autoridades oficiais, onde podemos encontrar recomendações actualizadas sobre os melhores procedimentos para nos mantermos mais afastados de situações de maior risco.
Um dos mais importantes passos neste período de crise é testar as pessoas suspeitas de infecção, testando a presença ou ausência do novo coronavírus. Esse processo laboratorial sofisticado passa pela recolha de amostras do suspeito e envio para laboratórios especializados para análise por técnicas de RT-PCR que, na maioria dos casos, são realizadas por biólogos, bioquímicos e outros licenciados de ciências biológicas e farmacêuticas.
O número de testes a realizar não pára de aumentar e de acordo com os dados disponíveis prevê-se que aumentará exponencialmente nas próximas semanas, podendo esgotar as capacidades dos laboratórios de diagnóstico em Portugal e verdadeiramente em todo o Mundo. Existem 3 factores limitantes principais para a realização de testes:
Recursos humanos;
Equipamento (principalmente termocicladores para RT-PCR)
Reagentes (Testes)
A Ordem dos Biólogos, bem como todas as outras Ordens profissionais da área da saúde, tem desenvolvido esforços junto do Ministério da Saúde e em estreita articulação com a Sr.ª Ministra da Saúde e o Sr. Secretário de Estado da Saúde, no sentido de minorar estas situações de constrangimento dos recursos disponíveis. Para tal, a Ordem dos Biólogos está a criar uma BOLSA DE VOLUNTÁRIOS que se ofereçam para trabalhar graciosamente durante alguns dias neste período de maior exigência, com os colegas dos laboratórios de diagnóstico em todo o país que, ou porque têm funcionários em quarentena ou porque alguns dos funcionários têm que permanecer em casa para acompanhar filhos menores cujos infantários, creches ou escolas fecharam, se veem com dificuldades em manter o funcionamento dos seus serviços.
Neste momento em que muitas Universidades, Politécnicos, Laboratórios de Estado e Centros de Investigação se encontram encerrados ou a trabalhar em serviços mínimos, existem seguramente muitos colegas biólogos, bioquímicos e afins, a desempenhar funções técnicas ou de investigação, com vasta experiência em genética molecular, muito particularmente em PCR e RT-PCR, que estão mais disponíveis e podem dar um inestimável contributo para ajudar aqueles que mais precisam neste momento.
De igual modo iremos contactar os directores e presidentes das Instituições para disponibilizarem durante alguns meses a estes institutos que tanto necessitam, mais meios técnicos, como equipamento de RT-PCR (Real Time PCR) que não estejam a ser utilizado para trabalhos urgentes.
Seja solidário. Ofereça o seu tempo, a sua capacidade e a sua experiência, para ajudar aqueles que incansavelmente trabalham para a segurança de todos nós.
COMO POSSO AJUDAR?
1 – Preencha o formulário de Bolsa de voluntários para a realização de testes de diagnóstico – SARS-CoV-2 / COVID 19 neste link
NOTA: Esta lista será disponibilizada UNICAMENTE aos laboratórios da região do país onde vive/trabalha, que em caso de necessidade entrarão directamente em contacto com o voluntário sem intermédio da Ordem dos Biólogos. O voluntário fará essencialmente trabalho de preparação de reacções e, obviamente, não de interpretação de resultados, que terá que ser feito por especialistas.
2 – Divulgue esta mensagem e envie o link para acesso ao formulário de inscrição a todos os colegas, a todos os seus contactos na área da Genética Molecular (não necessariamente genética humana, qualquer técnico de genética molecular seja de plantas, microrganismos ou animais não-humanos pode ser útil na preparação de reacções). Este contacto NÃO se restringe a biólogos/bioquímicos. O convite é alargado a químicos, farmacêuticos, engenheiros e afins, a todos os colegas da área laboratorial (investigação ou serviços) que tenham experiência em genética molecular. A selecção será da exclusiva responsabilidade dos laboratórios que tenham necessidade de mão-de-obra.
Em nome da Ordem dos Biólogos e em meu nome pessoal (que encabeço esta lista de voluntários), agradeço todo o apoio que possa dar a esta iniciativa.
Os biólogos trabalham TODA a Vida. E há vidas que precisam de nós mais do que nunca.
Obrigado.
José Matos, Bastonário da Ordem dos Biólogos