Read more" />

Olimpíadas Portuguesas de Biologia

Aceda ao site dedicado às Olimpíadas Portuguesas da Biologia

 banner_home_senior_2016  banner_home_junior_2016
Olimpíadas Portuguesas de Biologia SENIOR Olimpíadas Portuguesas de Biologia JUNIOR

As Olimpíadas Portuguesas da Biologia (OPB) são um concurso de ciência, na área da Biologia, destinada a estudantes do ensino Básico e Secundário, entre o 9º e o 12º ano de escolas públicas ou privadas (Objectivos). As OPB de 2016 são constituídas por duas categorias: as Olimpíadas Portuguesas de Biologia Sénior, para alunos do 10º ao 12º ano e as Olimpíadas Portuguesas de Biologia Júnior, especificamente para alunos do 9º ano.

As OPB, além de atribuírem prémios aos 10 melhores classificados de cada um dos anos e também aos seus professores, seleciona os melhores 8 alunos da classificação geral para representarem Portugal, anualmente, nas Olimpíadas Internacionais de Biologia (os primeiros 4 classificados) e nas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia (os classificados entre a 5ª e a 8ª posições).

A organização das OPB está a cargo da Ordem dos Biólogos, em colaboração com a Agência Nacional Ciência Viva. O evento tem ainda importantes parcerias com a Direção Geral de Educação (DGE, do Ministério da Educação e Ciência), com a Fundação EDP e com a AXA Seguros, contando ainda com o apoio de numerosas empresas e instituições nacionais de prestígio (Parceiros OPB).

A participação é aberta a todas as escolas em território nacional (continente e ilhas), públicas ou privadas, que lecionem as disciplinas de Ciências Naturais e/ou Biologia entre o 9º e o 12º anos. As escolas têm apenas que se inscrever no site das Olimpíadas através de um dos professores de Biologia e podem participar todos os alunos que frequentem essas disciplinas.

Podem também participar nas Olimpíadas Portuguesas de Biologia extra-concurso Escolas portuguesas na diáspora, em particular nos países da CPLP. Todavia, de acordo com os respetivos regulamentos, estes alunos não poderão participar nas IBO nem nas OIAB como representantes de Portugal, pelo que os seus testes não serão incluídos na classificação geral. Solicita-se que escolas portuguesas situadas no estrangeiro interessadas contactem a organização. Em 2016, a título experimental, participará a “Escola Portuguesa de Moçambique-CELP” em Moçambique.

Ao apoiar as Olimpíadas Portuguesas de Biologia estamos a dar um importante exemplo de responsabilidade social, apoiando jovens que serão, pelo seu brilhantismo, o melhor que o futuro nos reserva para o desenvolvimento do nosso país.

Apoie as Olimpíadas Portuguesas de Biologia!
Apoie os nossos brilhantes jovens estudantes e jovens cientistas!

Vamos apoiar os nossos jovens talentos para que em 2016 possam voltar a representar Portugal nas competições internacionais de Biologia (IBO e OIAB).

Aceda ao site dedicado às Olimpíadas Portuguesas da Biologia

 banner_home_senior_2016  banner_home_junior_2016
Olimpíadas Portuguesas de Biologia SENIOR Olimpíadas Portuguesas de Biologia JUNIOR