Read more" />

Delegação Regional dos Açores

Órgãos Sociais da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Biólogo – quadriénio 2017-2021

Presidente:
Sérgio Ávila (Sérgio Paulo Ávila Campos Marques); Membro efectivo nº 1767
.
Vice-Presidentes
Maria Anunciação Mateus Ventura; Membro efectivo nº 591.
Duarte Nuno Toubarro; Membro efectivo nº 3752.
Tesoureiro:
Ricardo Jorge Paiva Cordeiro; Membro efectivo nº 3072.
Secretário:
Manuela Isabel Parente Cardoso; Membro efectivo nº 2874.
Vogais:
Ana Cristina Costa; Membro efectivo nº 591.
José Martins; Membro efectivo nº 3752.

Mesa da Assembleia Geral:

Presidente: Vítor Manuel da Costa Gonçalves: Membro efectivo nº 1531.
Vice-Presidente: Rui Miguel Pires Bento da Silva Elias; Membro efectivo nº 1493.
Secretário: Jorge Miguel Vieira de Frias: Membro efectivo nº 3263

Programa de Acção

Postura Geral

A Ordem dos Biólogos, OBio, é um associação de direito público representativa dos licenciados no domínio das ciências biológicas ou equiparados legais que exercem a profissão de biólogos. Em contraste com outras Ordens, ser membro da OBio não é condição necessária para o desempenho profissional na maioria das situações. Isto reflecte-se no baixo número de associados (cerca de 100, nos Açores) em contraste com o número de licenciados na área o que, por sua vez, gera constrangimentos financeiros, se não de representatividade. Nesse contexto, a capacidade de intervenção do Conselho Regional dos Açores é limitada, pelo que se torna necessário definir prioridades de modo a assegurar uma representação digna dos biólogos. Assim, propomo-nos desenvolver actividades segundo os eixos abaixo descriminados.

Relação com os órgãos nacionais

Propomo-nos manter o estreito relacionamento que tem existido entre o Conselho Regional dos Açores e o Conselho Nacional, procurando-se, desta forma, uma eficaz convergência de esforços em vários domínios, de forma a melhor prosseguir, a nível regional, os objectivos da Ordem.

Diálogo regional

A presente lista é constituída por biólogos provenientes de um variado leque de entidades e residentes em duas ilhas. Pretende-se que o Conselho Regional dos Açores traduza e represente os interesses de todos os biólogos da Região. Para ajudar a atingir esse fim, propomo-nos concretizar a criação de um Conselho Consultivo Regional, que terá como função emitir pareceres sobre as actividades programadas e apresentar sugestões.

Formação

Existe na Região uma carência a nível de formação especializada para professores do ensino básico e secundário. Numa perspectiva de serviço aos licenciados na área, o Conselho Regional estabeleceu um acordo com uma associação de professores ao abrigo do qual decorrerá este ano em Ponta Delgada a primeira acção de formação. Pretende-se prosseguir esta via, promovendo mais acções e alargando-as a outras ilhas.

Divulgação

A Biologia tem um impacto social muito grande, pela sua importância crescente em áreas como a Saúde e o Ambiente. Pretende-se capitalizar esse interesse público através da promoção de palestras e debates sobre áreas-chave da relação Biologia com a Sociedade, aumentando assim a visibilidade dos Biólogos.

Intervenção Pública

Sempre que se julgue oportuno, o Conselho Regional intervirá publicamente no que diz respeito a assuntos e acontecimentos de âmbito Regional, relativos à Biologia e aos Biólogos. Considera-se que a Delegação Regional deve ser considerada como parceiro social em diversas áreas, pelo que se procurará assegurar a inclusão da Ordem nos órgãos de consulta onde tem o direito a estar representada.

Sede e secretariado

A existência de um espaço próprio, concretizada durante o mandato da Direcção cessante, corresponde à concretização de uma aspiração antiga. Pretende-se que a nova sede venha potenciar a participação dos membros nas actividades da Delegação, constituindo simultaneamente um espaço de encontro e de convívio. A existência de uma sede permitirá ainda a independência da Delegação em relação a outras Instituições, bem como uma maior eficácia do trabalho do Conselho Regional e dos grupos de trabalho. Procurar-se-á agora encontrar uma solução que permita assegurar algum apoio de secretariado, de modo a dar suporte e continuidade ao trabalho a desenvolver.

Contactos

Ordem dos Biólogos – Conselho regional dos Açores

Edifício de Metrologia, 1º piso – INOVA

Estrada de São Gonçalo

9504 – 541 Ponta Delgada