Read more" />

Conselho Regional dos Açores

Programa de Acção

Postura Geral

A Ordem dos Biólogos, OBio, é um associação de direito público representativa dos licenciados no domínio das ciências biológicas ou equiparados legais que exercem a profissão de biólogos. Em contraste com outras Ordens, ser membro da OBio não é condição necessária para o desempenho profissional na maioria das situações. Isto reflecte-se no baixo número de associados (cerca de 100, nos Açores) em contraste com o número de licenciados na área o que, por sua vez, gera constrangimentos financeiros, se não de representatividade. Nesse contexto, a capacidade de intervenção do Conselho Regional dos Açores é limitada, pelo que se torna necessário definir prioridades de modo a assegurar uma representação digna dos biólogos. Assim, propomo-nos desenvolver actividades segundo os eixos abaixo descriminados.

Relação com os órgãos nacionais

Propomo-nos manter o estreito relacionamento que tem existido entre o Conselho Regional dos Açores e o Conselho Nacional, procurando-se, desta forma, uma eficaz convergência de esforços em vários domínios, de forma a melhor prosseguir, a nível regional, os objectivos da Ordem.

Diálogo regional

A presente lista é constituída por biólogos provenientes de um variado leque de entidades e residentes em duas ilhas. Pretende-se que o Conselho Regional dos Açores traduza e represente os interesses de todos os biólogos da Região. Para ajudar a atingir esse fim, propomo-nos concretizar a criação de um Conselho Consultivo Regional, que terá como função emitir pareceres sobre as actividades programadas e apresentar sugestões.

Formação

Existe na Região uma carência a nível de formação especializada para professores do ensino básico e secundário. Numa perspectiva de serviço aos licenciados na área, o Conselho Regional estabeleceu um acordo com uma associação de professores ao abrigo do qual decorrerá este ano em Ponta Delgada a primeira acção de formação. Pretende-se prosseguir esta via, promovendo mais acções e alargando-as a outras ilhas.

Divulgação

A Biologia tem um impacto social muito grande, pela sua importância crescente em áreas como a Saúde e o Ambiente. Pretende-se capitalizar esse interesse público através da promoção de palestras e debates sobre áreas-chave da relação Biologia com a Sociedade, aumentando assim a visibilidade dos Biólogos.

Intervenção Pública

Sempre que se julgue oportuno, o Conselho Regional intervirá publicamente no que diz respeito a assuntos e acontecimentos de âmbito Regional, relativos à Biologia e aos Biólogos. Considera-se que a Delegação Regional deve ser considerada como parceiro social em diversas áreas, pelo que se procurará assegurar a inclusão da Ordem nos órgãos de consulta onde tem o direito a estar representada.

Sede e secretariado

A existência de um espaço próprio, concretizada durante o mandato da Direcção cessante, corresponde à concretização de uma aspiração antiga. Pretende-se que a nova sede venha potenciar a participação dos membros nas actividades da Delegação, constituindo simultaneamente um espaço de encontro e de convívio. A existência de uma sede permitirá ainda a independência da Delegação em relação a outras Instituições, bem como uma maior eficácia do trabalho do Conselho Regional e dos grupos de trabalho. Procurar-se-á agora encontrar uma solução que permita assegurar algum apoio de secretariado, de modo a dar suporte e continuidade ao trabalho a desenvolver.

Composição

Conselho Regional

Presidente Sérgio Paulo Ávila Campos Marques
Vice-Presidente João Paulo Alvão Serra de Medeiros Constância
Vice-Presidente Rui Manuel de Jesus Martins
Tesoureiro Andrea Zita Costa Botelho
Secretário Jorge Medeiros
Vogal Marisa Alexandra de Freitas Toste
Vogal Manuela Isabel Parente Cardoso

Mesa da Assembleia Geral

Presidente Ana Cristina Costa
Vice-Presidente Rui Miguel Pires Bento da Silva Elias
Secretário Rogério Ribeiro Ferraz

Contactos

Ordem dos Biólogos – Conselho regional dos Açores

Edifício de Metrologia, 1º piso – INOVA

Estrada de São Gonçalo

9504 – 541 Ponta Delgada