Epidemia de COVID-19

COVID – 19

Os dados relativos à atual epidemia de COVID-19, provocada pelo vírus SARS-COV-2, em Portugal e no resto do mundo, bem como outras informações e recomendações associadas, destinadas à população em geral e a profissionais de saúde, são periodicamente atualizados por diversas entidades, nomeadamente pela Direção Geral de Saúde (DGS) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), entre outras.

 Poderá obter informação atualizada em:

www.dgs.pt
https://www.dgs.pt/corona-virus.aspx
https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019
https://www.ecdc.europa.eu/en
https://video.consilium.europa.eu/en/webcast/c435f178-fcf0-4a84-a395-c40cd2ee56a8

 Comunicados públicos, Relatórios e Boletins diários em:

https://www.dgs.pt/publicacoes/comunicados-e-despachos-do-diretor-geral.aspx
https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/situation-reports/

Distribuição de casos a nível mundial pode ser acompanhada no dashboard da OMS em:

http://who.maps.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/c88e37cfc43b4ed3baf977d77e4a0667 

Atualização da definição de caso pela OMS em:

https://www.who.int/publications-detail/global-surveillance-for-human-infection-with-novel-coronavirus-(2019-ncov) 

Avaliação de risco em: 

https://www.ecdc.europa.eu/en/publications-data/rapid-risk-assessment-outbreak-novel-coronavirus-disease-2019-covid-19-increased

DGS – Orientações Nacionais

A DGS desenhou, publicou e distribuiu material de divulgação para aeroportos, portos, instituições de Saúde, instituições de Educação e recomendações gerais para os cidadãos (que pode consultar AQUI: https://www.dgs.pt/corona-virus/materiais-de-divulgacao.aspx). Implementou um plano de formação, onde é contemplado material formativo para profissionais de saúde e empresas, entre outros. Estão igualmente a ser promovidas reuniões intersetoriais com diferentes parceiros, no sentido de divulgar e harmonizar procedimentos e circuitos de informação. Adicionalmente, está a promover a mobilização social através das instituições de ensino superior da área da Saúde, onde os estudantes são ativadores sociais de mensagens essenciais sobre o tema COVID-19 / Infeção por SARS-CoV-2.

O Plano de Contingência encontra-se em fase de contenção alargada, tendo sido definidos os hospitais de retaguarda (2ª linha) e o alargamento da capacidade de diagnóstico a vários laboratórios.