Read more" />

Dia Internacional do Microrganismo

DSC_0101DSC_0095

O dia 17 de Setembro foi instituído como o Dia Internacional do Microrganismo por corresponder à data, no ano de 1683, em que o holandês Anton van Leeuwenhoek enviou uma carta à Royal Society of London descrevendo, pela primeira vez, um microrganismo: uma bactéria viva presente numa placa dentária. Leeuwenhoek construiu e desenvolveu os seus próprios microscópios, aperfeiçoando as lentes do seu sistema óptico. Alcançada a vida microscópica, estavam lançadas as bases da Microbiologia.
Com a instituição deste dia pretende-se chamar a atenção dos cidadãos em geral e dos jovens alunos em particular, para a enorme importância dos microrganismos para a espécie humana, eventualmente para a sua sobrevivência! Somos uma espécie que vive simbioticamente com mais microrganismos num individuo do que células, e que sem elas não era capaz, por exemplo, de fazer adequadamente a digestão dos alimentos. Num punhado de terra podemos encontrar mais de 80000 espécies de bactérias e sem elas e outros decompositores, não teríamos solo, logo vida!

O Pavilhão do Conhecimento celebrou este dia com actividades para todas as idades que convidaram à exploração do mundo vivo microscópico. Organizado pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia, a Ordem dos Biólogos a UNESCO e a Ciência Viva, este programa contou ainda com a parceria de vários institutos de investigação portugueses.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *