A Obio em Pedrógão Grande

“Ordens profissionais da Saúde visitam Pedrógão Grande”

Pedrógão4

Seis ordens profissionais da Saúde da Região Centro foram recebidas, hoje de manhã, pelo presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, Valdemar Alves.
Numa sinergia inédita, a Ordem dos Médicos, a Ordem dos Biólogos, a Ordem dos Farmacêuticos, a Ordem dos Psicólogos, a Ordem dos Enfermeiros e a Ordem dos Nutricionistas deslocaram-se a Pedrógão Grande para avaliar as necessidades e delinear a ajuda aos habitantes deste concelho do distrito de Leiria.

A população, confrontada com um dramático incêndio florestal que deflagrou a 17 de Junho, contará com a ajuda integrada de profissionais das ordens profissionais da saúde.

Alexandra Bento (Bastonária da Ordem dos Nutricionistas), Carlos Cortes (presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos), Cristina Quadros (presidente da Delegação Regional da Ordem dos Psicólogos), Ricardo Matos (presidente do Conselho Diretivo Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros), Mónica Maia-Mendes (Presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Biólogos), Lúcia Santos (Secretária-Geral da Secção Regional do Centro da Ordem dos Farmacêuticos), estão disponíveis para a constituição de equipas multidisciplinares no sentido de desenvolver respostas integradas quanto à saúde e enfermagem, a gestão da medicação e acompanhamento psicológico, bem como, educação ambiental e reflorestação.

Valdemar Alves agradeceu e sublinhou o mérito desta acção pioneira de todas as ordens da Saúde: “Temos de nos preparar para futuras tragédias, temos de planear a resposta a grandes catástrofes em territórios pequenos. O vosso projeto de união é muito importante”, concluiu.”