Dia do Microrganismo – Pavilhão do Conhecimento

Presentation2
No dia 17 de Setembro de 2017, a Sociedade Portuguesa de Microbiologia, a Ordem dos Biólogos, a Agência Ciência Viva e a UNESCO pretendem organizar o Dia do Microrganismo, escolhido por corresponder à data da carta em que Anton van Leeuwenhoek descreve pela primeira vez um microrganismo.

O objectivo é usar este dia para aumentar a sensibilização dos jovens e da sociedade em geral para o papel dos microrganismos como primordiais no aparecimento da vida na Terra, parte integrante de todos os seres vivos (inclusive o Homem) e como suporte de vida.

Viver no século XXI é ter o privilégio de olhar à volta e perceber que o mundo é muito mais do que se vê! Há um mundo invisível formado por uma multidão de microrganismos que é o nosso suporte de vida. Uma multidão da qual dependemos. Descobrir, reconhecer e explorar a importância dos microrganismos é um longo caminho que ainda não é reconhecido por todos.

No dia 17 de Setembro de 2017 gostaríamos de ter, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, uma mostra de como os microrganismos interferem com as nossas vidas, o ambiente, a prosperidade, a segurança, etc.

A ideia é ter uma mostra aberta para todos, principalmente para as famílias. As actividades a desenvolver incluem performances, mostras interactivas, workshops, instalações, projecções e outras. Na ficha de inscrição encontram-se algumas possibilidades de temas que podem eleger, podendo propor outras.

Os organizadores desta iniciativa convidam todas as organizações, centros científicos, empresas e outros, a juntarem-se a este evento, dinamizando iniciativas relacionadas com os microrganismos.

Para participar basta descarregar aqui o formulário e enviar preenchido até ao dia 25 de Julho para Cristina Cruz: ccruz@fc.ul.pt