“Agradecimento a Mário Soares”

“Caras e caros colegas Biólogos,

Na hora da morte de Mário Soares é da mais elementar justiça que recorde o seu reconhecimento  e interesse pela Biologia e pelos biólogos. De Germano Sacarrão, seu professor no Colégio Moderno e amigo  (fundador e sócio Nº1 da Associação Portuguesa de Biólogos – APB) a Mário Ruivo, seu compagnon de route e parceiro de sempre nos assuntos do Mar com marca indelével na EXPO 98 e o Relatório “Oceanos – Nosso Futuro”, a que presidiu, Mário Soares sempre demonstrou um particular interesse pela Biologia, cultivando um círculo de amigos com os quais debatia e pensava sobre as Ciências da Vida, o Ambiente e Mar. Tal interesse foi crescendo ao longo da sua vida e, de alguma forma, ficou também marcada pela primeira “Presidência Aberta sobre Ambiente em 1994” na qual muitos de nós tiveram parte ativa e direta. Gostaria pois de recordar um momento decisivo em que Mário Soares, presidindo ao 2º Congresso Nacional de Biólogos, suportou e defendeu convictamente a ideia da criação de uma Ordem de Biólogos: foi a primeira vez que um político o fez e logo o mais alto magistrado da Nação.

II Congresso Nacional de Biólogos, Outubro de 1992 da esquerda para direita: José Guerreiro (Presidente da Associação Portuguesa de Biólogos, Mário Soares, Presidente da República, Leonardo Ribeiro de Almeida Presidente da Assembleia da República, Meira Soares, Reitor da Universidade de Lisboa.

II Congresso Nacional de Biólogos, Outubro de 1992

da esquerda para direita: José Guerreiro – Presidente da Associação Portuguesa de Biólogos, Mário Soares – Presidente da República, Leonardo Ribeiro de Almeida – Presidente da Assembleia da República, Meira Soares – Reitor da Universidade de Lisboa.

Tive a honra de, então enquanto presidente da APB, presidir a esse Congresso fundacional que reuniu mais de um milhar de participantes na Reitoria da Universidade de Lisboa (Outubro 1992) e manter posteriormente por várias vezes um contato próximo – sei muito bem que sem o seu apoio público não teríamos atingido o reconhecimento que a Biologia tem hoje – é hora de o recordar e tornar público.

Obrigado Mário Soares.

José Guerreiro

Fundador e ex-presidente da APB, Ex-Bastonário da OBio
Membro do Conselho Nacional da OBIO”