Comunicado – Registo como entidade certificadora para o reconhecimento da qualificação profissional dos seus membros no Sistema de Informação do Mercado Interno (IMI) da Comissão Europeia

logotipo_ordembiologos

Vimos por este meio informar que a Ordem dos Biólogos se encontra registada como entidade certificadora para o reconhecimento da qualificação profissional dos seus membros no Sistema de Informação do Mercado Interno (IMI) da Comissão Europeia.

O IMI foi desenvolvido pela Comissão Europeia, em conjunto com os Estados-Membros da União Europeia, para acelerar a cooperação administrativa a nível transfronteiriço. O IMI é utilizado em todos os Estados-Membros do Espaço Económico Europeu, para a cooperação administrativa prevista, entre outras, na Diretiva relativa ao reconhecimento das qualificações profissionais (2005/36/CE).

A partir de agora qualquer profissional inscrito na Ordem dos Biólogos passa a ter as suas qualificações profissionais reconhecidas na Comunidade Europeia através deste processo. Assim, sempre que um profissional da Ordem dos Biólogos pretender trabalhar num país da Comunidade Europeia, a Ordem será consultada oficialmente através da plataforma IMI pelo país de acolhimento, para que confirme/ateste a qualificação desse profissional.

Trata-se, assim, de mais um passo para a valorização dos profissionais de ciências da vida em Portugal e agora também no espaço europeu.

Para obter mais informação consultar o página: